top of page

blog da farmácia ribeiro soares

Garganta inflamada? Causas, sintomas e tratamento.



Agora que nos aproximamos dos meses mais frios e até lá das mudanças bruscas de temperatura, as dores de garganta tendem a aparecer em maior número.


A maioria das dores de garganta são provocadas por infeções ou fatores ambientais, como é o caso do ar seco. Apesar do desconforto que causa, geralmente os sintomas desaparecem sozinhos no período de uma semana.


O QUE É A DOR DE GARGANTA?

A dor de garganta acontece quando sentimos dor, coceira ou sensação garganta seca e áspera e, por vezes, piora para dor ao engolir.


A causa mais comum da dor de garganta é uma infeção por um vírus, como acontece nos resfriados ou gripe. Neste caso, resolve-se sozinha. Um tipo menos comum de dor de garganta, a garganta inflamada, é causada por bactérias e requer tratamento com antibiótico para prevenir complicações.



CAUSAS DA DOR DE GARGANTA

As causas mais comuns da dor de garganta incluem:


  • VÍRUS: normalmente, os vírus que originam as constipações, gripes ou covid-19 também causam dor de garganta;

  • BACTÉRIAS: Streptococcus aureus é a responsável pela maioria das dores de garganta que têm origem em bactérias que causa faringite (inchaço e dor na garganta);

  • ALERGIAS: alergias a pelos de animais, mofo, poeira ou pólen podem causar dor de garganta. Tende a provocar corrimento nasal, o que pode irritar e inflamar a garganta;

  • FUMAR OU EXPOSIÇÃO A FUMO PASSIVO: o fumo do tabaco, direto ou passivo, pode causar dor de garganta crónica. Mascar tabaco, beber álcool e comer alimentos picantes também podem irritar a garganta;

  • REFLUXO GASTROESOFÁGICO: acontece quando o ácido dos estômago volta para o esófago (tubo que transporta os alimentos entre a boca e o estômago). Quando acontece, o ácido do estômago queima o esófago e a garganta, causando dor de garganta.


Destes, as infeções por vírus são a causa mais comum de dor de garganta.


Apenas 3 em cada 10 crianças com dor de garganta têm faringite, ou seja, necessitam de antibiótico como tratamento;
Apenas 1 em cada 10 adultos com dor de garganta têm faringite, ou seja, necessitam de antibiótico como tratamento.

SINTOMAS

Os sintomas de uma dor de garganta podem variar dependendo da causa. Deixamos os sintomas de acordo com a causa:


Às vezes, quendo existe garganta inflamada também ocorre uma erupção cutânea conhecida como escarlatina.



QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?

Embora qualquer pessoa possa ter dor de garganta, existem vários fatores/comportamentos que podem aumentar o risco de vir a ter. Alguns desses fatores incluem:


  • Idade: as crianças são mais suscetíveis a determinadas condições que podem causar dores de garganta, incluindo garganta inflamada;

  • Época do ano: alguns tipos de infeções são mais comuns durante certas estações do ano, como o inverno;

  • Exposição a irritantes: vários irritantes, como o fumo do tabaco, químicos, poluição, podem causar dor de garganta;

  • Higiene pessoal: lavar as mãos com pouca frequências pode aumentar o risco de infeção;

  • Ambientes: as escolas e creches podem aumentar a propagação de infeções que podem causar dor de garganta;

  • Tensão vocal: pessoas que falam muito alto, gritam ou cantam regularmente por longos períodos de tempo podem sobrecarregar as suas cordas vocais com facilidade, culminando em dor de garganta.


Em 90% dos casos de dor de garganta, em adultos, NÃO precisa de tomar antibiótico.

O SEU FARMACÊUTICO PODE AJUDAR NA DOR DE GARGANTA

Quando tem uma dor de garganta, procure o seu farmacêutico para obter aconselhamento quanto às soluções que vão ajudar a aliviar a dor e o desconforto da dor de garganta.


Como referimos antes, mais de 90% dos casos de dor de garganta são causados por vírus, pelo que não precisa de antibiótico e o farmacêutico pode aconselhar soluções para que os sintomas desapareçam.


COMO VAI ATUAR O SEU FARMACÊUTICO?

  1. Faz-lhe questões para perceber quais os sinais e sintomas;

  2. Aconselha a realização do teste de despiste de infeção do bactérias (Streptococcus aureus);

  3. De acordo com co resultado do teste, o farmacêutico aconselha em caso de:

    • TESTE NEGATIVO PARA ORIGEM BACTERIANA: medicamentos analgésicos (para dores) e/ou antipiréticos (em caso de febre), pastilhas para ajudar a amaciar a irritação da garganta, xarope para a tosse caso seja um dos sintomas e/ou um spray anestésico local que vai ajudar a aliviar a dor;

    • TESTE POSITIVO PARA ORIGEM BACTERIANA: encaminhamento ao médico dada a necessidade de toma de antibiótico

Na farmácia Ribeiro Soares pode fazer este teste. Rápido e fácil, em minutos sabe o resultado. Previne idas desnecessárias às urgências hospitalares e inicia o tratamento dos sintomas mais rapidamente.




LEMBRE-SE:

Se um vírus for o causador da dor de garganta, os antibióticos não ajudarão. Quando os antibióticos não são necessários além de não ajudarem, contribuem para aumentar a resistência aos antibióticos, o que significa que um dia quando for necessário tomar antibiótico este já não vai fazer funcionar.

QUANDO DEVO IR AO MÉDICO?

Por vezes, as soluções que falámos antes podem não funcionar. Por isso, quando se verificar alguma das situações seguintes, procure o médico:


  • Dificuldade para respirar;

  • Sangue na saliva ou catarro;

  • Baba excessiva (em crianças pequenas)

  • Desidratação;

  • Inchaço e dor nas articulações;

  • Irritação na pele.


A lista que aqui deixamos não é completa. Por isso, deve consultar o médico sempre que existam sintomas graves ou preocupantes ou se os sintomas não melhorarem dentro de alguns dias ou até piorarem.


MEDIDAS NÃO FARMACOLÓGICAS

Além dos medicamentos aconselhados, pode fazer uma sérias de coisas que vão ajudar à diminuição da dor e duração dos sintomas. Entre elas:

  • Beber bastante água ou bebidas quentes não açucaradas, como o chá;

  • Comer alimentos frescos e macios;

  • Evitar fumar ou estar exposto a lugares com muito fumo;

  • Descansar a voz até que a garganta esteja melhor.


VAMOS A PERGUNTAS FREQUENTES?


Ter uma dor de garganta antes de uma constipação é normal?

A dor de garganta é, frequentemente um dos primeiros sintomas de gripe e constipação. Outros sintomas podem incluir espirros, congestão nasal, pingo no nariz, tosse ou conjuntivite (olhos lacrimejantes e rosa.)



Quantos dias uma dor de garganta pode persistir?

Na maioria dos casos, uma dor de garganta deve melhorar num período de 7 dias. Se não melhorar ou se tiver outros sintomas graves, deve consultar um médico para determinar outros tratamento necessário.


Quais são os piores alimentos para a dor de garganta?

Alimentos difíceis de engolir podem piorar a dor de garganta, incluindo alimentos secos ou vegetais crus. Alimentos picantes e frutas ácidas, como limão ou lima, também podem irritar a garganta.



Farmácia Ribeiro Soares,

Uma esquipa sempre disponível para si!

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page