top of page

blog da farmácia ribeiro soares

A preparação do sistema imunitário para o inverno começa… agora!



Sempre que os meses frios se aproximam, começamos a ouvir falar mais da importância de manter o sistema imunitário forte e saudável. Na verdade, o sistema imunitário deve estar forte e saudável todo o ano. Então porque só se fala nele no inverno? Provavelmente, porque é nos meses de inverno que mais agentes externos o colocam à prova.


Então mas ainda não chegámos ao inverno. Porque estamos já a prepará-lo?

O QUE É O SISTEMA IMUNITÁRIO?

O sistema imunitário é um dos sistema que compõem o nosso organismo. É composto por diferentes órgãos, células e proteínas que trabalham em conjunto.



PARA QUE SERVE O SISTEMA IMUNITÁRIO?

O sistema imunitário tem como função proteger o corpo e destruir invasores externos, ajudando-o a manter-se saudável. Estes podem ser bactérias, vírus, fungos ou toxinas (produtos químicos produzidos por micróbios).


Além disso, ter um sistema imunitário saudável vai ajudar a limitar a gravidade das reações que podem acontecer e também a que melhore mais rapidamente.



O QUE ACONTECE QUANDO O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO ESTÁ FORTE E SAUDÁVEL?

  • Este é capaz de identificar quais são as células que são suas e quais são corpos estranhos ao seu organismo;

  • Quando identifica um corpo estranho, este consegue ativar, mobilizar, atacar e até “matar” estes invasores estranhos que podem causar danos;

  • O sistema imunitário fica com “memória” dos invasores estranhos, caso estes tenham entrado no organismo. Ao mesmo tempo, cria células de defesa – os anticorpos – que o vão proteger em futuras invasões desse invasor estranho no organismo;

  • Um exemplo deste último ponto é a toma da vacina da gripe. O organismo vai acumular anticorpos contra as células invasoras da gripe (vírus) para que se tiver contacto com o vírus, no futuro, ele as possa identificar e destruir.


E, PELO CONTRÁRIO, O QUE ACONTECE QUANDO NÃO ESTÁ FORTE E SAUDÁVEL?

  • Quando este não está suficientemente forte para fazer um ataque que consiga vencer o agente externo invasor, podem surgir problemas, como infeções;

  • Por outro lado, às vezes o sistema imunitário desenvolve um ataque quando não há agentes invasores externos ou não interrompe o ataque, o que resulta nas chamadas doenças autoimunes e reações alérgicas.


QUE TIPO DE DOENÇAS PODEM SURGIR QUANDO O NOSSOS SISTEMA IMUNITÁRIO ESTÁ FRÁGIL?

Existe um conjunto de deficiências e distúrbios que podem danificar ou interromper as ações do nossos sistema imunitário. Por exemplo, alguns medicamentos dificultam a tarefa do nossos organismo em combater uma infeção. Por outro lado, existem algumas doenças que fazem com que o sistema imunitário ataque células saudáveis ou então dificultam a proteção contra agentes invasores externos.


Entre os distúrbios mais comuns, associados ao sistema imunitário, encontramos as alergias, infeções, cancro, medicamentos, infeções ou distúrbios autoimunes (quando o sistema imunitário ataca erradamente as células saudáveis do organismo).


Agora que já sabemos porque devemos ter o sistema imunitário saudável durante todo o ano e o que pode acontecer quando este fica mais frágil, vamos falar de como o podemos manter saudável ou recuperar após uma baixa de imunidade.


COMO CONSEGUIMOS MANTER UM SISTEMA IMUNITÁRIO SAUDÁVEL TODO O ANO?

Tal como o restante organismo, também o sistema imunitário precisa de ser nutrido, de descanso e de se manter em ambientes saudáveis. Há, para isso, um conjunto de alterações que podemos e devemos fazer no nosso estilo de vida que ajudam muito o nosso sistema imunitário a evitar e/ou combater os agentes externos. Entre elas:


Como complemento à imagem, uma das formas de reforçar o sistema imunitário é recorrer a alimentos ricos em vitamina C e E, selénio e zinco. A sopa é uma excelente opção para enriquecer o organismo com fibras, vitaminas e minerais.


E SE MESMO ASSIM NÃO FOR SUFICIENTE?

Na verdade, o estilo de vida que levamos atualmente faz com que seja difícil cumprir com todas as dicas acima referidas. Andamos sempre a correr, o stress é mais que muito, nem sempre dormimos as horas e com a qualidade necessária e nossa alimentação é pouco saudável dada a correria em que vivemos. Qual é a solução?


As vitaminas e minerais que mais contribuem para manter o sistema imunitário forte existem disponíveis em suplementos alimentares, em diversas formas, desde comprimidos, comprimidos efervescentes, ampolas, gotas ou solução oral.


Estes suplementos têm a dose diária recomendada para aquelas que são as necessidades do nosso organismo e ajudam a que o sistema imunitário fique saudável e forte.


QUAIS OS CONSTITUENTES QUE MAIS AJUDAM O SISTEMA IMUNITÁRIO?

Vitamina C: a vitamina C fortalece o sistema imunológico porque melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando no combate a microrganismos como vírus, bactérias e fungos;
Vitamina D: os efeitos da vitamina D no sistema imunológico traduzem-se no aumento da imunidade inata, ou seja, da imunidade que nasce connosco e não precisa de ser exposta a um invasor externo para ganhar memória;
Zinco: o zinco desempenha um papel na função imunitária ao ativar os linfócitos T, células que integram o sistema imunitário e que combatem os agentes externos;
Geleia Real: é um estimulante do sistema imunitário através do aumento da células T, o que contribuiu para o aumento da resistência a infeções.

Na sua farmácia encontra um conjunto de opções, ao nível de suplementos alimentares, que o vão ajudar a reforçar o seu sistema imunitário. O seu farmacêutico irá aconselhar a melhor opção tendo em conta a sua idade e possíveis doenças que tenha.


É verdade que os dias têm estado mais quentes do que o esperado para esta altura do ano, mas isso não é motivo para descuidar o reforço do seu sistema imunitário.


Lembre-se: a prevenção é a melhor solução!



Farmácia Ribeiro Soares,

Uma esquipa sempre disponível para si!

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page